Revista Guitar Player Brasil - Li��es
Guitar Pro Tab | v3.00
| Posted on May 28, 2007, 11:14 p.m.
← Back
Guitar Pro Tab Summary
Album
Revista Guitar Player Brasil, outubro de 1.997, edi��o 21
Song Author
Joe Moghrabi
Tabbed by
Transcrito para o Guitar Pro 3 em 16/07/2.002
Instruments
1st → Trilha 1
File Size
5 KB
Views
516
Notice
A escala pentat�nica tem 5 notas s/ a blue note e 6
notas com a mesma.
Montagem da Penta Maior:
I II III IV V VI
1 1 1,5 1 1,5
Montagem da Penta Menor:
I II III IV V VI
1,5 1 1 1,5 1
A blue note da penta maior � a 3b e a da penta menor
� a 4#, ou seja:
em rela��o � nota "A", teremos a nota "C" para penta
maior e a nota "D#" para penta menor, logo, somando
as id�ias teremos:
Penta maior em "A"; (blue note)
A B C C# E F# A
1 1/2 1/2 1,5 1 1,5
Penta menor em "A" (blue note)
A C D D# E G A
1,5 1 1/2 1/2 1,5 1
Da mesma forma que nos modos, as pentas geram
outras escalas (4) e se desenvolvem no bra�o, num
total de 5 desenhos; vale ressaltar que n�o � comum
iniciar uma "penta + blue note" pela blue note.
A aplica��o dessas escalas merece muita aten��o,
pois as varia��es s�o muitas. Num acorde A7,
podemos utilizar a penta maior e/ou a menor, que
possuem inten��es mel�dicas bem diferentes.
Abaixo, em exemplo de blues lento em "A", onde
podemos ter muitas possibilidades, levando-se em
conta que al�m das inten��es maior e menor, as
pentas podem (e com o tempo devem) mudar por
acordes. Saindo um pouco do assunto improvisa��o,
recomendo a varia��o dos acordes, usando as
disson�ncias que est�o no grau "Mixol�dio", (9,4=11 e
6=13) para cada acorde, (A7, D7 e E7)
Obs.: nos compassos 11 e 12, temos dois acordes por
compasso, ou seja, dois tempos para cada acorde.
Execu��o:
Gradativamente, voc� pode experimentar o primeiro
desenho (penta menor blues), saindo da 5� casa
(inten��o menor) e da 2� casa (inten��o maior) e assim
executar todo o exemplo; posteriormente, n�o se limite
a uma regi�o; numa 3� etapa, ainda, aplique a
mudan�a de pentas acompanhando as mudan�as de
acordes.
Exemplo do desenho 1 s/ blue note com "Two -
hands"
A� est� um bom exemplo para misturar as pentas com
Two-hands! � importante voc� entender que neste
exerc�cio a primeira de cada 3 notas � com a m�o
direita, ("T"). No terceiro compasso, mudei o acento
para a volta.
Desenvolva este "Pattern Two - hands" nos 5
desenhos pois ele ajudar� na vis�o dos mesmos, o que
j� vimos ser uma das chaves para um bom improviso.
� muito importante lembrar que a clareza das notas tem
um papel fiel no valor do que se toca. Dica!!! A notas
da m�o direita devem durar uma sextina, ou seja, o
mesmo que as demais e estude com distor��o logo
depois de decorados os desenhos porque certas
performances exigem mais esfor�o para a limpeza no
momento em que se usar "drives". N�o palhete
nenhuma nota, tudo ligado!!!